Congresso reflete o sincretismo da Ufologia brasileira


Palestra de Edison Boaventura: casuística no Litoral de SP
Sincretismo. A palavra, habitualmente associada à mescla de características religiosas bastante comum na cultura brasileira, resume bem a composição de temas e idéias em exposição no XX Congresso Brasileiro de Ufologia Científica e IX Conferência Mundial de Ufologia, realizados em São Paulo, na sede do Sindicato dos Hoteleiros, de 30 de outubro a 2 de novembro. Curiosamente, o nome do bairro -da Liberdade- ajudava a consagrar o ecletismo do evento.

As tendências e opiniões expostas nas palestras, em boa medida, reproduziam a eclética composição do público participante, que era formado de uma mistura de pesquisadores da Ufologia, interessados pelo assunto, gente em busca de uma mensagem para dar sentido à vida e, claro, alguns portadores da mensagem de uma "Nova Era". No total, cerca de 250 pessoas acompanharam os 4 dias do Congresso, o que, para o organizador Rafael Cury -experiente produtor de eventos ufológicos- representou prejuízo. "Ufologia é assim. Nem sempre conseguimos cobrir os custos", ponderou. Presidente do Núcleo de Pesquisas Ufológicas de Curitiba, Cury, no entanto, não desanimou: "Pretendemos produzir novos eventos em São Paulo, mas esperamos poder melhorar a divulgação".

Os temas variaram das abordagens técnicas, com direito a um resumo de conceitos de ótica e noções científicas da propulsão de foguetes, a exposições de fundo religioso, com mensagens de Fátima e especulações sobre espiritualidade nas supostas abduções e contatos por extraterrestres.

As exposições dos pesquisadores brasileiros não chegaram a surpreender. Algumas já foram apresentadas -com pequenas variações- em diversos pontos do país, até mesmo em São Paulo, como aconteceu no Seminário "UFOs às Portas do Ano 2000", realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), em 25 e 26 de outubro. Em geral, as palestras concentraram-se na divulgação da casuística (o relato dos aparecimentos de UFOs) nas várias regiões do país.

Para a capital, algumas surpresas foram exposições como a dos pesquisadores Paulo Santos e Marly Pedra, da Bahia, sobre aspectos psicológicos da observação na Ufologia (incluindo interpretações subjetivas dos circulos ingleses) e do jornalista Aldo Novak, presidente do fã clube do seriado Arquivo X no Brasil, que falou sobre as evidências do controle das comunicações globais pela National Security Agency (NSA, Agência Nacional de Segurança, nos EUA). Através de um sistema chamado Echelon, garante ele, "qualquer fax, e-mail ou conversa telefônica, passa antes pelo sistema da NSA". Novak afirma que esse mecanismo, seleciona palavras como UFOs, OVNIs e afins, seja em sistemas de e-mail, telefone ou comunicações de rádio, e "dependendo de como essas palavras são colocadas isso passa pelas mãos de um operador nos Estados Unidos". Tudo bem ao estilo conspiracionista do seriado Arquivo X.

Lidando com evidências

Algumas exposições buscaram conteúdos mais científicos e abordagens mais cautelosas. A análise das evidências físicas da presença de OVNIs -embora tenham sido tema específico do pesquisador Ricardo Varela, engenheiro e chefe do setor de balões do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)- estiveram presentes nas apresentações de pesquisadores como Edison Boaventura Jr (Grupo Ufológico do Guarujá) e Claudeir Covo (Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais). Na mesma linha, as possibilidades de vida em outros planetas foram apresentadas na palestra do capitão da reserva da Força Aérea Brasileira, Basílio Baranoff.

Neste âmbito, também sobressaíram-se alguns dos pesquisadores internacionais, como o físico nuclear canadense Stanton Friedman, cujo tema foram as possibilidades teóricas das viagens interestelares. Já o cirurgião norte-americano Roger Leir procurou mostrar a realidade científica dos supostos implantes artificiais retirados de pacientes tidos como abduzidos.

Ainda entre os internacionais, uma das palestras que mais prendeu a atenção do público presente foi a do norte-americano Travis Walton, que narrou seu suposto sequestro por estraterrestres. Seu relato foi imortalizado pelo cinema, no filme "Fogo no Céu". Walton foi um sucesso também na venda de livros. Muitos pesquisadores e interessados em Ufologia brasileiros não perderam a chance de levar para casa a obra autografada pelo protagonista da fantástica história ocorrida em 1975 e até hoje tida como um episódio clássico do fenômeno UFO mundial.

Misticismo abolido

O termo "Científico" adotado para título do evento não condizia exatamente com o conteúdo geral das exposições, das expectativas do público ou do Workshop à entrada do auditório, onde eram vendidas desde maquetes divertidas de alienígenas e chupacabras, passando por revistas especializadas e vídeos ufológicos, até livros de auto-ajuda e espiritismo. Nos corredores, uma palavra de resignação: "se serve de consolo, a Ufologia no mundo todo está assim", dizia um participante.

Mas se no conteúdo o misticismo e esoterismo eram vertentes marcantes, nos discursos eram abolidos e a análise era apaziguadora. "O termo Ufologia mística ou esotérica é incorreto. Trata-se aqui de Ufologia holística, que engloba esses aspectos gerais do fenômeno relativos à espiritualidade", ponderou o expositor Eustáquio Patounas, presidente da Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX), de Santa Catarina. Para ele, "quem está aqui é porque tem trabalho sério. Não há ninguém que ganha dinheiro do povo prometendo milagres".

Na mesma linha, o editor da Revista UFO -única revista impressa no Brasil especializada em Ufologia- Ademar José Gevaerd, opinou: "o nome Congresso Brasileiro de Ufologia Científica é uma tradição, de um congresso que já vem sendo realizado há 15 anos. A pretensão era de se fazer um congresso científico, embora ele não tenha chegado a ser assim porque reúne pessoas das mais diversas correntes". Defendendo que a divisão entre as tendências mística e científica não tem mais razão de ser, o editor propõe uma visão alternativa. "Se temos que dividir a Ufologia em segmentos, temos que escolher melhor os critérios para se fazer tal divisão. O ideal seria que se dividisse a Ufologia entre séria e não séria. E aquilo que não é sério automaticamente é descartado", avaliou. Mesmo assim, sobre o público presente, Gevaerd admitia: "isso aqui é uma sopa. Tem alguns grandes ufólogos ou pessoas portadoras de informações valiosíssimas para a Ufologia mas que estão na delas, apenas assistindo. Existem ufófilos, que são entusiastas e interessados no assunto; existem exagerados, fanáticos; e existem aqueles que são doidos de pedra. Aqui veio um cidadão agora a pouco falando que tinha contato com Deus. O outro fala que toma café da manhã com ET".

Para outro expositor, Edison Boaventura, habituado a lidar com a casuística no Litorial Paulista e um colecionador de documentos oficiais relativos a UFOs, a questão se resolveria com a mudança da nomenclatura. "Chamar o evento de científico não está correto. Bastaria retirar o termo do título", declarou. Em sua avaliação, apesar disso, o fato não chegou a prejudicar o resultado final. "As exposições foram bastante produtivas, e todo o mérito deve ser dado ao Rafael, que é hoje um dos poucos que mantêm viva a tradição dos eventos na área", disse.

Cura e mensagens de Fátima

A mescla entre misticismo -ou talvez ecumenismo- e fatos se fez mais evidente nas palestras dos supostos contatados Lucio Valério Barbosa, brasileiro do Mato Grosso do Sul, e do italiano Giorgio Bongiovanni, estigmatizado que além de garantir trazer a verdade sobre o terceiro segredo de Fátima ao Brasil, vem acompanhar o lançamento da revista Terceiro Milênio. Uma mistura das suas revistas UFO e Tercer Milenio, que circulam na Europa, a versão brasileira lançada no Congresso aborda desde espiritualismo até discos voadores. Editada pelo parceiro de Bongiovanni no país, Rafael Cury, a publicação tem chegada às bancas prevista para 15 de novembro.

"Quando eu tive o primeiro contato com Ashtar Sheran, ele falou que eu ia desenvolver alguns fenômenos, como ler pensamentos para transformar as pessoas e ter o poder de curar algumas enfermidades atuando diretamente nas energias das células", contou Lúcio Barbosa à Revista Vigília, argumentando que não divulga seu suposto dom por não ter estrutura para dar atenção a todos. "Mas isso eu não cobro nada", garantiu. Pouco antes, Lúcio conversava com um rapaz de Cosmópolis (Interior de São Paulo) que pedia seu auxílio para curar a avó. "Ela está com alguns problemas de saúde e acho que o Lúcio pode ajudar, pelo menos espiritual e emocionalmente", explicou o rapaz.

Com uma história que começa com seus supostos contatos no Mato Grosso do Sul e já tendo sido convidado a dar palestras em igrejas evangélicas, Lúcio conta com o respeito de ufólogos como Gevaerd e Rafael Cury. "Eu aprendi uma coisa na Ufologia. Se ela pudesse ser considerada uma ciência, não seria uma ciência exata", justificou Gevaerd, lembrando que não aceita todas as experiências relatadas pelo suposto contatado. "Ele tem uma grande diferença do Urandir, porque ele aceita passar pelo crivo dos pesquisadores", destacou Rafael, referindo-se ao polêmico Urandir Fernandes, suposto contatado e paranormal cuja história de supostas experiências ufológicas tem muitos pontos em comum com a de Lúcio.

Chagas de Cristo e ETs

A palestra do suposto contatado italiano Giorgio Bongiovanni foi uma das que reuniu maior público no auditório. Já à entrada, as pessoas aguardavam a chance de posar para a foto ao lado da enigmática personalidade. Portador do que seria uma ferida em forma de cruz na testa (e nas mãos, cobertas por ataduras), ele diz ser detentor da revelação do Terceiro Segredo de Fátima. Segundo diz, a própria Virgem Maria teria lhe revelado que o segredo refere-se à existência de vida em outros mundos e seres que visitam a Terra.

Curiosamente, além daquelas que seriam provas cabais de seu testemunho -as estigmas- o contatado apresentou uma série de fotos e filmagens de UFOs, algumas das quais seriam filmagens secretas obtidas pelo programa espacial russo.

Ao mesmo tempo em que um representante da Igreja Católica em Portugal gera polêmica ao desacreditar a história que resultou nos tais segredos de Fátima e por outro lado muitos ufólogos sustentam que as aparições Marianas nada mais são do que avistamentos de UFOs interpretados sob a ótica religiosa, para Bongiovanni não se trata de uma coisa nem outra.

Em entrevista à Revista Vigília, ele declarou não ver incoerência entre acreditar em UFOs e nas aparições da Virgem. "Aparição Mariana é uma coisa e Ufologia é outra. A Virgem Maria não é extraterrestre. Cristo não é extraterrestre", garantiu. Mesmo assim, defende que muitas das alegadas aparições Marianas foram simultâneas a aparições de UFOs. "Os extraterrestres sempre estiveram visitando o homem. E por acontecerem as aparições divinas, se interessam por essas aparições", sustentou.

Sem dizer o que, como ou quando, e reproduzindo o tom profético de outras tantas previsões feitas neste final de milênio, Bongiovanni disse que uma grande transformação está por vir. Diante da insistência da reportagem, o estigmatizado esquivou-se: "não sei, pode ser 2012", referindo-se uma antiga profecia Maia para o cíclico final dos tempos.
Tags: , ,

Lúcio Valério Barbosa